2007-06-05

Percurso I

Fotografias de Paulo Pimenta


24 de Maio 2007


14h15 - 15h30
St.ª Catarina – 31 de Janeiro – Flores – Largo São Domingos – Ferreira Borges – Ribeira – Alfândega – Comércio do Porto – Bolsa – Lóios – Almada – Praça República – Gonçalo Cristóvão – St.ª Catarina

Fazer apenas um percurso sabendo de antemão que o repórter fotográfico Paulo Pimenta me iria seguir e fotografrar.
Um percurso a dois no meio da cidade, por entre as pessoas, as ruas e os movimentos naturais de circulação.

Objectivo: não representar, não intervir com algo pré-definido, andar entre a multidão e perceber mais tarde, que material é este que se obtém a partir do quotidiano.

Questões: Que performatividade encerra em si a cidade? Que cenários? Que protagonistas? Que relações espaciais? Que gestos? Que reacções? Que presenças?

Iniciámos o percurso apenas com a indicação de não andar muito depressa (o que não foi cumprido, pois eu ando irremediavelmente depressa na cidade); partimos à deriva e, aos poucos, foram-se precipitando algumas regras ou enunciados, tais como eu própria perseguir alguém, apropriar-me de maneiras de andar, de gestos, de situações, completar uma linha ou um grupo, etc.
O Paulo também começou a perceber séries no seu trabalho: eu com a cidade como cenário, eu em situação, eu como fundo de uma situação, as texturas da calçada, os encontros +/-fortuitos que se ocasionaram…

A dimensão física esteve muito presente, com o suor a escorrer, a temperatura do corpo a alterar-se, o cansaço a acumular-se nas pernas e a diminuir a velocidade do andar.

Foi bom. Sentimos que tem potencial. Quem tiver referências de artistas que tenham qualquer tipo de intervenção urbana, p.f., partilhem-nas connosco.

Fica aqui uma sequência de imagens desse momento. Podem ver mais aqui.

Sem comentários: